O que é o medo?
Onde ele está?
Como lidar com ele?
Vivemos um momento novo, estamos participando da construção de um novo capítulo da história da humanidade.
Lidar com o novo gera ansiedade, dá medo, traz à tona sentimentos que estão presentes em nossa vida, mas que aprendemos a conviver, ou simplesmente guardamos num lugarzinho secreto e confortável, onde somente nós temos acesso.
De repente, a escola perdeu as paredes que queríamos tanto ultrapassar, mas foi ressignificada pela frieza das telas de computador. A distância das pessoas também nos distanciou de muitas possibilidades de aprender uns com os outros, então, outras novas possibilidades precisariam ser criadas e esse projeto foi um dos caminhos que resolvemos trilhar, usando a tecnologia para expressar esse controverso sentimento e poder falar sobre ele.
Com esta atividade, possibilitamos aos nossos alunos de forma anônima, compartilhar o seu medo com os colegas e ao mesmo tempo, observar que ter medo é normal, que ele é parecido com o de muitos outros e, ao compartilhar sentimentos, podemos encontrar afeto, reciprocidade… como um abraço, mesmo que à distância, em tempos tão novos.
Além disso, o uso de uma nova ferramenta da tecnologia aconteceu de forma natural, num processo totalmente maker, em que os alunos aprenderam a fazer, fazendo. Quando alguns encontraram maior dificuldades foram orientados pelos professores por mensagens e tutoriais.
A primeira etapa do nosso projeto se transformou nesse relato de experiência e foi compartilhada com os profissionais do Núcleo de Aprendizagem Criativa do ABC, do qual o Colégio Villa-Lobos faz parte.
Relato de Experiência
Título da Atividade: O medo que o medo dá – Padlet
Público Alvo: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio
Objetivos a serem alcançados: Competência número 08 da BNCC: Possibilitar que os alunos demonstrem autoconhecimento e autocuidado; valorizar o cuidado da saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade de lidar com elas.
Período em que o trabalho foi desenvolvido: maio/junho de 2020
Pessoas/profissionais envolvidos: Professores de Geografia e Projeto Maker
Como o trabalho foi iniciado com os alunos: Os alunos foram convidados a acessar um Padlet e seguir as orientações constantes no mural, organizado pela professora do projeto Maker.
A primeira parte do trabalho foi dividida em duas etapas. Na primeira, eles respondiam à pergunta: “Que medo, o medo dá?”.
Esta resposta originou o formulário da segunda etapa, em que cada um escolhia um dos medos indicado pelos colegas e escreviam uma resposta ou mensagem sobre como lidar com aquela situação, sempre de forma positiva, empática e solidária.
Na terceira etapa, as respostas foram compartilhadas num outro padlet, para compartilhamento das perguntas e respostas colhidas anteriormente. O professor de geografia fez um encontro virtual com os alunos, para o fechamento desta parte do trabalho.
Na segunda parte do trabalho, os alunos são convidados a construir um Padlet “O novo mundo” (usando senha para participar). Nesta etapa, eles postam curiosidades referentes às mudanças/ transformações/ações que estão acontecendo em um ponto determinado do planeta (atrelado ao conteúdo de Geografia que está sendo abordado).
Ajustes que foram sendo feitos: Os alunos passaram de leitores a autores do trabalho.
O que deu certo: A manifestação dos alunos foi bastante espontânea, com comentários respostas muito pessoais, que talvez não fossem ouvidas se a autoria não estivesse sendo preservada na atividade. Estamos aprendendo juntos uma nova forma de comunicação.
O que pode melhorar: Este trabalho é totalmente novo para nós e todas as observações que temos feito ao longo das semanas, têm sido pontos de reflexão: transformá-los em coautores do trabalho, foi uma das ideias que surgiram neste percurso.
Os resultados/ produções:
https://padlet.com/vmdls_14/4fsavj8bdxfq3fk9
https://padlet.com/vmdls_14/hoffam4ct5f1d704