Na semana passada nossos alunos do 9º ano participaram de um Expedição Cultural à Pinacoteca de São Paulo. Foi a primeira vez que realizamos um passeio escolar utilizando exclusivamente o transporte público.
Nosso projeto pedagógico foi pensado para o desenvolvimento de um aluno crítico, com visão de mundo, autonomia e que seja capaz de fazer escolhas responsáveis. Comprar o bilhete do trólebus e do metrô, ceder seu assento, equilibrar-se em pé no ônibus, escolher o que e onde comer, brincar, ser descontraído sem desrespeitar o outro, cuidar de si mesmo e do outro. Essas foram algumas práticas protagonizadas por esses alunos tão especiais.
Nossa equipe voltou cansada, depois de um dia inteiro em plena atividade, mas imensamente feliz com a alegria compartilhada, com tanta aprendizagem, com esse turbilhão de afeto.
Ainda inebriados pela euforia dessa experiência que será um verdadeiro marco do que pretendemos fazer no Ensino Médio, nos emocionamos com o depoimento da Vera, mãe do Henrique, que gentilmente nos escreveu:
“Sei bem da responsabilidade que envolve uma saída escolar, geralmente só respiramos fundo no final do dia, quando todos já foram embora em segurança. Vocês foram além… dividiram com eles o protagonismo da experiência e proporcionaram a aproximação do conhecimento sobre cultura, próprio do museu (da escola também), da cultura real: ônibus… metrô… cuidar de si e observar com outros olhos, uma outra realidade tão próxima e ao mesmo tempo invisível para a maioria. Há muita confiança nesse caminho, muito compromisso com esse fazer e que venham outras experiências assim. Precisamos sempre exaltar o que é bom!!! Parabéns!!! Vocês são demais!”
Também recebemos o carinho da Debora, mãe do Bruno, que também nos entregou carinho em forma de palavra:
“Queria agradecer à equipe do Colégio Villa-Lobos envolvida nessa ida à Pinacoteca. O Bruno chegou em casa muito feliz pela experiência, senti diferença nele. O fato de ver e experimentar uma outra realidade da vida lhe fez repensar em alguns valores… Sem falar na cultura adquirida também. Muito obrigada”.
Esses depoimentos, a vontade de nossos professores e a felicidade de cada um de nossos alunos nos enchem de coragem para transpor as paredes das salas de aula e os muros da escola, possibilitando uma educação que só acontece no plural, com o sublime papel do educador de ampliar horizontes, oferecer perspectivas, mostrar caminhos, sinalizar possibilidades, iluminar veredas e multiplicar vocações.